24 de Dezembro de 2016...foi a última vez que te escrevi, já passou muito tempo, já não estás assim (como na fotografia), passaram cinco anos e já estás crescido, ja corres , já saltas , já andas de bicicleta sem rodinhas , já questionas as coisas e ás vezes não é fácil convencer-te :)! nunca foi muito organizado e é-me muito difícil ,manter uma publicação assim, tenho feito um esforço para ser mais metódico, desta vez estou mesmo a tentar a sério , vamos ver se mantenho isto.
Estamos no dia 1 de Março de 2021, já passou muito tempo desde a última publicação, muitas coisas aconteceram, sobretudo aconteceu uma coisa completamente inesperada, inimaginável...uma pandemia, tivemos todos, e quando digo todos digo-o no sentido de Humanidade, de parar , ficamos meses em casa, ficamos sem trabalho, muitos ficaram doentes , o mundo parou, e ainda estamos a meio disto! Há um ano atrás isto começou a sério, ficamos retidos em casa pela primeira vez, mas não te quero falar disto em especifico, estou certo que estudarás isto e que o discutirás com outra clarividência que o estudo destes exige e que só é possível depois de passar tempo.
O que eu te posso falar acerca disto é do antes , da vida, de como a vivia e do futuro, o presente para já é muito confuso e incerto,  vamos passando os dias como podemos, ás vezes bem outras vezes menos bem. Neste momento os anseios são muitos e ainda não sei bem no que resultará toda esta experiência estranha. Passamos agora eu , tu e a Mami, muito tempo juntos, tu não vais à escola, sim já estás na escola e adoras andar lá, gostas muito dos teus amigos e das professoras, é uma coisa que te faz falta, conseguimos perceber bem isso, mas já chega do presente, propus-me a falar do antes e do futuro. As outras coisas tentarei ir escrevendo ( se conseguir manter isto, acho que vou conseguir).

Antes.
A última vez que escrevi gatinhavas e começavas a tentar falar, desde aí muito se passou, tu foste crescendo e eu e a Mami fomos crescendo também. O teu nascimento foi um acontecimento transformador da minha vida, das nossas vidas, já tenho alguma dificuldade em pensar como era antes de ti, em lembrar-me de como era, parece que foste sempre parte da minha vida; mudou tudo! Passas-te para o centro e tudo girava à tua volta, as minhas viagens, o meu trabalho continuaram, foram muitas, foi muito trabalho, até isso mudou, por um lado foi muito mais difícil , por outro quando via coisas , quando via outras formas de viver de estar, pensava sempre em ti, e de como poderia falar-te disso no futuro, mas as saudades eram muitas e o que é certo é que as coisas mudaram. A Mami, ficava contigo e trabalhava ao mesmo tempo, foi um grande desafio organizar a vida, mas lá conseguimos, e a lição acerca disto é que apesar das dificuldades é possível adaptar-mo-nos e depois tudo fica mais "normal" e essa passa a ser a nossa realidade. Era uma vida muito cheia de tudo, de imenso trabalho de correria de um lado para o outro, de muitos dias fora de casa , sem ti, sem a Mami e isso , agora que tudo parou e há tempo para olhar para trás, no final acho que pesando tudo não foi lá muito bom, de qualquer forma acho que em tudo há algo para aprender e algo bom para "tirar", nessa correria toda , nessa máquina de lavar em que andávamos aos trambolhões , perdi muita coisa , fiquei meio dormente, e já fazia tudo de uma forma automática. O presente , esta situação fez-me pensar , ainda me faz pensar, muito nisso, passamos a vida a fazer coisas e a muitas vezes não nos perguntamos porquê, não tentamos perceber o que estamos a tirar da vida para nós, sem ser dinheiro, ou coisas que compramos; e quando olho para trás para esse período e penso nisso acho que não tirei muita coisa para mim. O trabalho é uma coisa importante e que acaba por nos definir (bem ou mal, ainda estou tentar perceber), e eu fazia e ainda faço o que gosto, mas neste momento a pertinência do que faço tem-me assolado a mente, deixei de estar contigo e com a Mami, perdi-me , deslumbrei-me com o trabalho, e com isto não estou dizer que não fiz coisas fantásticas, mas com o passar da idade a pertinência do que faço começa a ocupar um espaço que já não consigo ignorar e mais uma vez aqui estou eu a pensar no que quero fazer e como o poderei fazer. É incontornável o facto de que temos de trabalhar para ter dinheiro para as nossas coisas , para comer, para a nossa casa, para a roupa, para tudo isso, mas ás vezes essas coisas e outras coisas mais supérfluas começam a ocupar espaço demais nas nossas vidas e é preciso coragem para limpar isso e escolher bem o que queremos carregar connosco na vida. Tudo isto é muito fácil de escrever mas é um bocadinho mais difícil de fazer, no entanto o que eu quero que penses é que podes ter isto em mente e se calhar não carregar tanta coisa à partida...(continua)

 

Comentários

Mensagens populares